Layout do blog

Conheça a história da Jade Autism

Conheça a história da Jade Autism

Por trás de toda inovação existe uma história. E hoje vamos contar para você a trajetória da Jade, empresa focada na educação que tem auxiliado no desenvolvimento de crianças e adolescentes com autismo.


SOBRE A JADE


Jade Autism é uma empresa que promove a educação inclusiva por meio da tecnologia.


Os softwares da Jade foram desenvolvidos para apoiar crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com outras comorbidades cognitivas, possibilitando que escolas e professores ofereçam uma abordagem individualizada para alunos no espectro.


Tudo isso é feito por meio do Jade Edu, Jade APP e Jade ASTEA, que juntos promovem o desenvolvimento cognitivo desses alunos por meio de jogos, dão suporte aos profissionais de ensino, fornecendo relatórios de desempenho de cada aluno, e facilitam o diagnóstico do autismo.


Atualmente o Jade APP conta com mais de 160.000 downloads, em 175 países e está disponível em 4 idiomas. Instituições públicas e privadas do Brasil já utilizam a ferramenta no seu processo de ensino, totalizando mais de 4.000 alunos sendo acompanhados e 874 educadores que confiam na Jade. (Podemos transferir essas informações para a parte de trajetória)

Onde tudo começou


A história da Jade começou em 2017, em Vitória (ES), quando Ronaldo Cohin, pai de uma criança com autismo e estudante de Ciências da Computação, criou o aplicativo Jade Autism.


Como pai, Ronaldo percebeu um desafio enfrentado por médicos e terapeutas durante o tratamento de seu filho: a falta de informações precisas relacionadas às necessidades específicas de uma criança autista. Isso dificultava a tomada de decisão e, muitas vezes, atrasava o tratamento. Ao perceber que a resolução desse problema poderia auxiliar no tratamento de seu filho e de outras crianças com TEA, Ronaldo desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso focado nisso.


Então, em 2018 foi lançado o Jade Autism, criado para estimular o desenvolvimento cognitivo de crianças com TEA e outras comorbidades. Com mais de 1.500 jogos lúdicos, o app coleta dados comportamentais dos jogadores em tempo real. Com isso, é possível obter informações precisas, principalmente das crianças que não conseguem se comunicar. A partir disso são gerados relatórios que revelam os déficits e as potencialidades dos jogadores. Esses resultados podem ser acompanhados por médicos e terapeutas, proporcionando dados para tomada de decisão mais assertiva e abordagem individualizada.


“Eu sou pai de uma criança autista, o Lucas, de 7 anos. Estava terminando meu curso e tive a ideia de fazer um trabalho voltado para pais que, assim como eu, convivem com o autismo. É um jogo que pode captar dados de comportamento das crianças e essas informações podem ajudar no tratamento”, explica Ronaldo Cohin.


Primeiro reconhecimento


Além de apresentar o Jade Autism na universidade, Ronaldo inscreveu seu projeto na
Campus Mobile, um concurso patrocinado pelo Instituto Claro que reconhece talentos desenvolvedores de aplicativos para mobile. Ao fim do concurso, o Jade Autism recebeu o Prêmio Campus Mobile 2018, na categoria Facilidades.


Essa premiação foi apenas a primeira na história da Jade, um projeto de conclusão de curso que se tornou uma empresa educacional de alcance mundial. 


Trajetória da Jade


– 2018 


Após a premiação na Campus Mobile, a Jade começou a crescer. No segundo semestre de 2018 o projeto foi acelerado e premiado pelo
InovAtiva Brasil.


Mesmo estando ainda em fase de ideação, o potencial do aplicativo foi percebido. Com isso, receberam seu primeiro investimento-anjo de um empresário do setor da área da saúde.


No fim de 2018, a Jade começou a se estruturar como startup, contratou seu primeiro colaborador,
Marcus Cunha e captou investimentos e participar de outros programas de aceleração, como o BiotechTown .


– 2019


Apesar de ter sido lançado em maio de 2018, foi no início de 2019 que o aplicativo Jade Autism entrou oficialmente no mercado, quando passaram a comercializar sua plataforma terapêutica (hoje conhecida como Jade APP).


Durante a Feira Hospitalar, em São Paulo, a Jade participou do
BioInnovation Challenge (BIC), desafio que conectava startups com soluções para saúde com empresas já estabelecidas no mercado. Alcançaram o primeiro lugar da categoria “Soluções tecnológicas utilizando inteligência artificial e big data”.


Em 2019 a startup celebrou a conquista de seu primeiro grande cliente: a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Espírito Santo, implementando a solução em suas 42 unidades.


Desde o começo do projeto, Ronaldo percebeu haver poucas soluções que apoiassem o desenvolvimento de crianças com TEA de forma eficiente. Por isso, o Jade Autism foi criado em três línguas: português, inglês e espanhol.


Com isso em mente, a Jade participou do Ciclo Toronto do
StarOut Brasil, programa de internacionalização gratuito promovido pelo governo brasileiro em parceria com a APEX, que apoia a inserção de startups nacionais nos principais ecossistemas de inovação do mundo.


A startup participou também do
Global Entrepreneur Programme (GEP), programa de internacionalização do governo britânico, sendo acelerada no Panacea Stars, na Universidade de Oxford.


Algo que trouxe uma visibilidade ainda maior para a Jade, aumentando em 200% o número de downloads do aplicativo, foi a participação no Reality Show Planeta Startup. Promovido pela Band, o reality tinha como objetivo incentivar o empreendedorismo nacional, conectando startups com investidores.


Para fortalecer a equipe técnica e científica da Jade, a startup passou a ter novos sócios: o Dr.
Marcelo Masruha, que já foi Presidente da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, e a neuropsicóloga Joice Andrade.


O ano de 2019 foi fechado com um marco importante: a celebração dos 60.000 downloads do Jade Autism em todo o mundo!


– 2020


O ano de 2020 foi marcado por duas importantes conquistas que coroaram o processo de globalização do Jade Autism:


  • Como resultado do programa de internacionalização do governo da Inglaterra, o software da Jade começou a ser implementado na saúde pública britânica.

A Jade foi um dos 5 negócios selecionados pela APEX-Brasil para participar do desafio Supernova Challenge, que aconteceu em Dubai durante a Gitex Future Star.  A Gitex é o evento de tecnologia que reúne os ecossistemas mais influentes de todo o mundo e que revela as startups mais promissoras. Entre 120 startups de 70 países, a Jade foi a campeã do desafio na categoria Melhor Impacto Socioambiental.



– 2021

A premiação no Supernova Challenge, na Gitex Future Star, chamou a atenção de investidores da região. Com isso, o app foi traduzido também para o árabe, totalizando 4 idiomas.


A Jade passou a ser acelerada pelo Hub71, a maior incubadora de startups dos Emirados Árabes Unidos, com sede em Abu Dhabi. Isso propiciou a abertura da empresa em mais um país.


Para apoiar ainda mais o desenvolvimento de crianças e adolescentes com TEA, em 2021 foi lançado o Jade Edu, o software educacional da Jade. O objetivo principal da ferramenta é ajudar os educadores a desenvolverem estratégias de ensino adaptadas para crianças autistas, considerando suas dificuldades e potencialidades. Além disso, o Jade Edu também oferece treinamentos e capacitação aos professores, auxiliando-os a trabalharem com crianças com TEA.


Percebendo a relevância do novo projeto da Jade, a cidade Teixeira de Freitas (BA) foi o primeiro local a implementar o software educacional em suas escolas.


No ano de 2021 também foi fechada parceria com o Clube Atlético Mineiro. Além disso, o app alcançou 100.000 downloads em 149 países diferentes.



– 2022


Em abril, durante o mês do autismo, a Jade foi convidada para participar do Play For All Accelerator, promovido pela The LEGO Foundation. Durante 5 dias, 25 empresas que desenvolvem soluções para crianças com TEA e TDAH passaram por uma fast aceleração na sede da Lego, na Dinamarca. Durante esses dias a Jade recebeu mentorias e participou de palestras sobre educação especial.


Em maio, o Jade Edu foi implementado em mais um município. Após o fechamento de
contrato com a prefeitura de Resende, no estado do Rio de Janeiro, 11 escolas da rede municipal passaram a utilizar o software educacional para proporcionar um ensino mais inclusivo.


Ainda em maio, a Jade passou a ser investida pela 500 Startups, venture capital do Vale do Silício com um braço na Arábia Saudita. Com o aporte financeiro, a empresa ampliou seu alcance internacional e passou a focar ainda mais no setor educacional no Brasil.


Com o trabalho mais próximo às escolas, a Jade percebeu que o atraso cognitivo, a dificuldade de aprendizado e de socialização muitas vezes se demonstram mais aparentes no ambiente escolar. Então, visando apoiar ainda mais os educadores, a Jade está desenvolvendo uma tecnologia para detecção precoce do autismo. Essa tecnologia já está na fase final de desenvolvimento e deve ser lançada nos próximos meses.


Atualmente, quase no fim de 2022, a Jade está passando por grandes mudanças. Com o impacto que o Jade Edu tem causado no mercado de educação e a necessidade emergente de mais inclusão na área da educação, a empresa começou a mudar. O projeto, que nasceu com foco terapêutico, está reavaliando seu posicionamento. A Jade está passando por um processo de rebranding, onde seu foco está sendo redirecionado para a educação de crianças com TEA. O software terapêutico Jade Autism (que passará a ser chamado de Jade App), continuará disponível para download gratuito. Em breve serão divulgados mais detalhes sobre essa novidade.



PARCEIROS | PRÊMIOS


Conheça as iniciativas que acreditam apoiam a Jade

Share by:
google357734107e370203.html