fbpx

Blog

Jade Autism + Teixeira de Freitas: unidos para o acolhimento de alunos autistas

jade-autism-teixeira-de-freitas-software-educacional-alunos-autistas

 

Para a implementação do novo projeto do Jade Autism, o Jade EDU, a cidade Teixeira de Freitas foi a primeira escolhida para fazer uso do software educacional em suas escolas. A ideia é oferecer atividades lúdicas com viés educacional para crianças autistas.

Com a inserção da tecnologia, os alunos recebem uma avaliação pedagógica a partir de jogos digitais. Esses jogos emitem relatórios sobre habilidades como memória, atenção, concentração, raciocínio lógico e outros aprendizados importantes durante a vida escolar.

Por meio dos relatórios, professores e coordenadores conseguem analisar melhor as estratégias pedagógicas utilizadas. Permitindo assim em pensar as grades curriculares e planos de aula para que todos os alunos tenham acesso ao conhecimento de forma que se desenvolvam cognitivamente.

Com o acompanhamento regular, é possível observar também a evolução do aprendizado do aluno e, para os alunos autistas, oferecer uma pedagogia mais próxima e baseada na ciência.

 

Teixeira de Freitas + Jade : unidos pelo mesmo propósito

 

A implementação de um software pedagógico fazia parte da missão de ambas as instituições. Ciente das dificuldades enfrentadas por alunos com TEA, Teixeira de Freitas já buscava soluções diferentes. De acordo com a prefeitura, há um Centro de Educação Inclusiva, salas de recursos, e uma parceria com a Equoterapia.

 “Nós, como empresa, buscávamos uma cidade para abrigar a primeira implementação do novo Jade Edu, que é uma plataforma que usa a tecnologia do Jade Autism, porém com um viés 100% voltado para a Educação especial”, conta o fundador e CEO Ronaldo Cohin. 

“Para minha surpresa, a minha cidade natal, Teixeira de Freitas-BA, foi a que mais se mostrou interessada em trazer para a cidade uma abordagem tecnológica para realmente causar transformação das vidas das crianças com autismo e suas famílias”.

“A tecnologia está presente na sociedade, trazer essa ferramenta Jade Edu, amplia as estratégias de ensino e aprendizagem em uma perspectiva lúdica e de estimulação facilitando a comunicação, interação com a linguagem atual tecnológica” explica a Prefeitura de Teixeira de Freitas.

 

Ultrapassando as barreiras para apoio aos alunos autistas

 

Os alunos autistas enfrentam algumas dificuldades escolares como efeito do transtorno. Entre elas estão gatilhos sensoriais, falta de concentração e recursos didáticos que não estimulem seu foco.

“A barreira de forma geral é o desconhecimento sobre o TEA. Muitas escolas ainda não estão preparadas para receber alunos atípicos, mesmo com as leis existentes que garantem esse acolhimento”, diz Marcus Cunha, diretor operacional do Jade.

“Não existem profissionais individuais que acompanhem esses alunos, os professores no geral não tem conhecimento aprofundado sobre o TEA o que dificulta que ele possa criar aulas e atividades que sejam inclusivas a esses alunos”, continua ele. “Fazer uma especialização ou cursos sobre o autismo custa muito caro, afastando o conhecimento desses profissionais, que é quem precisa saber e pode ajudar esses alunos.”

Pensando nessas dificuldades, a prefeitura de Teixeira de Freitas está determinada a investir em informações de qualidade para as equipes escolares. “Além da ampliação de mais salas de recursos nas escolas do município, estamos ofertando formação continuada para os profissionais que atendem esses alunos.” reforça a Prefeitura de Teixeira de Freitas.

 O Jade Edu vem para se juntar a essa missão. Através de treinamentos, cursos e compartilhamento regular de informações sobre o TEA, iremos contribuir para que esses profissionais tenham um maior entendimento sobre o autismo tornando os caminhos do trabalho pedagógico mais claro.

 

O cenário local do acolhimento dos alunos

 

A prefeitura da cidade explica que tem os alunos autistas mapeados e que para apoiá-los, investe em escolas mais capacitadas para atender as necessidades dessas crianças.

O órgão também reforça o compromisso com mudar o cenário para esses alunos: “estamos ampliando mais salas de recursos nas escolas do município.” para um melhor suporte e atendimento desses alunos em Teixeira de Freitas. 

 

Como o Jade Edu vai ajudar nesse processo?

 

Para a cidade, o novo software educacional é “uma ótima ferramenta tecnológica de estimulação para o aluno, onde ele poderá ser estimulado de forma lúdica e prazerosa”.  Também destacam a importância da emissão de relatórios, já que eles auxiliam os professores a avaliar o desempenho dos estudantes e trazem benefícios não só para o aprendizado, mas para a comunicação entre escola e família.

Além disso, o app Jade Edu servirá como forma de mapeamento. Existem crianças que são autistas, mas ainda não foram diagnosticadas. Isso, além de prejudicar o desempenho escolar, afeta o psicológico da criança por não se reconhecer como indivíduo.

A partir do monitoramento pedagógico, os professores terão mais informações sobre seu desenvolvimento cognitivo, o que auxilia escolas e famílias no diagnóstico do autismo.

O Jade tem muito orgulho em fazer parte dessa parceria tão importante, que vai levar às crianças de Teixeira de Freitas uma forma mais acessível e lúdica de desenvolvimento.

Aluno autista em sala? Veja em nosso blog dicas para melhorar o acolhimento no ambiente escolar!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *