Blog

Tiago Abreu: jornalista, podcaster e autista

Diagnosticado com Síndrome de Asperger, Tiago Abreu se propôs a fazer algo que, normalmente, é tido como uma dificuldade para pessoas autistas: conversar. O jovem, junto de outros 6 amigos também autistas, criou o podcast “Introvertendo”. A cada semana é lançado um novo episódio que aborda temas diversos por meio de uma conversa descontraída entre amigos. Saiba mais

Nos últimos anos, uma nova forma de comunicação ganhou força na internet. O podcast é uma espécie de programa de rádio disponibilizado em serviços de streaming, como Spotify, Deezer, Google Podcast, entre outros. A principal diferença entre um podcast e um programa de rádio convencional é que o primeiro pode ser escutado a qualquer momento.

Essas peculiaridades do formato foi o que fez Tiago Abreu se encantar com o mundo dos podcasts. O rapaz é jornalista e, em 2014, foi diagnosticado com Síndrome de Asperger, uma forma tida como mais “leve” do transtorno.

Durante a graduação, na Universidade Federal de Goiás, o jornalista teve que produzir uma reportagem e um radiodocumentário. Na ocasião, Tiago e outros colegas também autistas se viram fazendo algo que, normalmente, é dito ser incomum para pessoas autistas: conversar.

Podcast no ar

Esse episódio fez com que Tiago se sentisse preparado para criar o seu próprio podcast. Foi assim que surgiu o “Introvertendo“, em 2018. O podcast é definido como “um espaço multimídia onde autistas conversam”. Dessa forma, o programa reúne episódios que seguem o formato de “bate-papo entre amigos”.

Entre os mais de 70 episódios já disponíveis, são discutidos temas que vão desde música a temas mais densos, como depressão. O primeiro episódio é sobre a Síndrome de Aspeger.

A equipe do Introvertendo é composta unicamente por estudantes autistas, em sua maioria da UFG. São eles: Tiago Abreu, Otavio Crosara, Michael Ulian, Marcos Carnielo Neto, Luca Nolasco, Thaís Mösken, Paulo Alarcón e Yara Delgado. A cada semana, um novo episódio é disponibilizado e todos eles são produzidos e gravados pelos membros do podcast que também são responsáveis por alimentar o site do projeto.

Jovem talentoso

Além de jornalista, Tiago Abreu é técnico em Informática para Internet, pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). Atualmente, o rapaz é organizador, apresentador e editor dos episódios do podcast. Ele também é responsável pela criação de conteúdo e gerenciamento das redes sociais e do site do programa.

Este é o segundo post da série que mostra feitos de jovens autistas na sociedade. Confira aqui a história de Greta Thunberg, a jovem que se tornou assunto mundial. Fique de olho no nosso blog para conhecer a história de novos personagens!

 

Imagem: Designed by Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *