Blog

Tecnologia para crianças autistas: benefícios do JADE

Tecnologia - Benefícios do JADE

 

A tecnologia tem se consagrado como uma aliada poderosa para o desenvolvimento de crianças autistas. Por meio de aplicativos e softwares, psicoterapeutas e pais podem buscar os melhores recursos para atenderem às necessidades da criança, visando seu desenvolvimento.

Para corroborar com esta tendência, pesquisadores e empresas passam, cada vez mais, a investirem na criação de dispositivos para autistas. Nos últimos anos, houve um aumento de técnicas de ensino, por meio da tecnologia, que auxiliam no desenvolvimento de crianças autistas. Vídeos, jogos e realidade virtual são só alguns exemplos.

 

Conexão estabelecida

É interessante lembrar que essas crianças nasceram em uma época em que o uso de tecnologias é imperativo.  Por isso, existe uma certa facilidade na manipulação destes dispositivos, além da atração que eles exercem nos pequenos. Pacientes autistas, portanto, também podem aproveitar bastante da tecnologia.

Uma das características do autismo é a dificuldade de conexão do paciente com outras pessoas. Nesse sentido, o uso de tablets, smartphones e computadores pode ser uma forma de os pais e profissionais se conectarem com a criança. Os dispositivos tecnológicos se tornam, assim, uma ferramenta para criação de vínculo.

 

Cuidados necessários

Mas, atenção: o uso excessivo de tecnologias por pacientes autistas pode, em alguns casos, atrapalhar o desenvolvimento. Isso porque a criança autista tem dificuldade de se comunicar com outras pessoas e tende a ter comportamentos repetitivos. Com o uso de dispositivos tecnológicos, essas características podem ser potencializadas. Em vez de aprimorar a capacidade comunicativa, a criança pode se fechar ainda mais naquele mundo eletrônico.

Pais e profissionais que acompanham a criança devem ter em mente que as brincadeiras digitais visam promover momentos de troca. É preciso que a relação interpessoal seja estimulada. A escolha de programas que assegurem o desenvolvimento da criança deve ser feita cautelosamente. Os adultos precisam acompanhar a criança e estimular um espaço de aprendizagem e diversão interativo.

 

Os benefícios do aplicativo JADE

Ciente da importância da tecnologia no desenvolvimento de crianças autistas, o JADE Autism foi desenvolvido para estimular e desenvolver funções cognitivas de crianças com autismo, auxiliando profissionais e pais no tratamento. Isso acontece por meio de jogos de associação com figuras que fazem parte do dia a dia da criança.

Trata-se de um jogo que estimula o desenvolvimento cognitivo, a memória, o raciocínio, a habilidade e o desempenho. O aplicativo também gera relatórios que revelam o desempenho da criança ao jogar. Os dados são apresentados de forma clara para que os terapeutas fiquem atentos à eficácia das técnicas utilizadas.

Portanto, o aplicativo apresenta as seguintes funcionalidades: jogo com validação terapêutica; suporte terapêutico; envio de relatórios; data science e atualizações constantes.

Saiba mais sobre o JADE Autism aqui. Aproveite, também, para ficar de olho nas novidades no blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *