fbpx

Blog

Software Terapêutico e Educacional para crianças com TEA

software-terapêutico-e-educacional-jade-autism

O conjunto de exercícios cognitivos compostos no software terapêutico e educacional do JADE AUTISM, foi planejado de acordo com a ciência do ABA (Análise do Comportamento Aplicada) e outras técnicas com fortes comprovações científicas de seus resultados para o desenvolvimento de crianças com o Transtorno do Espectro Autista.

As atividades do game são adequadas à habilitação e/ou reabilitação cognitiva de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e com outros atrasos de aprendizagem.

 

Software terapêutico e educacional

Estudos mostram que o uso da tecnologia na administração de terapias e ensino para autismo, tão necessária, promete ser eficaz para diminuir a distância entre as horas de terapia/aulas recomendada para crianças com TEA e a quantidade que elas recebem. Além disso, tem havido uma tendência promissora em relação a intervenções baseadas em computadores que capitalizam a preferência frequentemente observada de crianças autistas. Além de evidências sugerindo que os tablets especificamente têm sido uma ótima ferramenta de aprendizado para crianças com autismo.

Dadas essas indicações de que crianças com TEA têm uma tendência a tablets e celulares, além de videogames, e dado o amplo consenso de que crianças com autismo podem se beneficiar muito com uma extensa terapia comportamental, o JADE fornece um software terapêutico e educacional baseada em tela como forma de reduzir a lacuna terapêutica.

Desenvolvido por neurologistas, psicólogos e terapeutas, o software do Jade Autism, por meio de atividades de combinação de figuras ou jogo da memória, estimula as habilidades de atenção sustentada, seletiva, alternada, dividida, auditiva e visual.

Além de ajudar na resolução de problemas, na utilização de pensamentos estratégicos e na tomada de decisão, pode servir como mediador no processo de aprendizagem de competências e habilidades, auxiliando profissionais e pais no tratamento.

 

Principais Vantagens

– Desenvolvido com auxílio e acompanhamento de profissionais especializados e embasamento científico.

– Mecanismo simples de toque, facilitando a compreensão da criança.

– Conta com diferentes campos temáticos separados por categorias: alimentos, animais, cores, formas, letras e números permitindo que as crianças aprendam enquanto se divertem.

– Disponível em três idiomas – Inglês, Português e Espanhol

– Explicação dos gráficos com exemplos, que facilita a interpretação dos resultados.

– Opção de exportar em PDF os dados dos gráficos.

– Anamnese completa disponível para o profissional coletar dados sobre o desenvolvimento de seu paciente.

 

COMO ANALISAR OS DADOS GERADOS NO JADE AUTISM?

Sabemos que cada criança com TEA é única, sendo assim, no portal, o gráfico realiza uma comparação de seu comportamento em diferentes períodos, não utilizando o desempenho de outra criança com TEA ou de uma criança neurotípica com a mesma idade, como fazem a maioria dos testes e jogos disponíveis atualmente. Sendo assim, pode-se selecionar a comparação desde o início do jogo, com o último mês, última semana e último dia, possibilitando de forma clara e objetiva a melhora em seu desempenho.

No portal, cada gráfico fornece informações sobre algum comportamento ou capacidade cognitiva. A partir da observação do profissional, deve-se fazer um cruzamento com os dados observados enquanto a criança joga, além de outros comportamentos observados em diferentes contextos, e assim analisar se os dados do gráfico e a observação corroboram entre si, conseguindo assim um dado mais seguro.

Por exemplo, verificar se em tarefas e brincadeiras a criança apresenta comportamentos de fuga e esquiva, como tentar outros meios que não o correto. Em seguida, cruzar com os dados do gráfico de toques fora de contexto. Esse gráfico indica comportamentos disruptivos, como tocar fora das figuras como uma forma de fugir da tarefa que está tendo dificuldade.

Cada gráfico conta com uma breve explicação do comportamento que se refere, além de um breve exemplo, que facilita a interpretação dos resultados. A partir disso pode-se oferecer orientações mais específicas para cada tarefa, como mediação e reforço positivo, e até mesmo sugerir tarefas extras. Como atividades de ligar pontos para treinar percepção ou atividades de cancelamento se os dados dos gráficos indicarem dificuldade de atenção.

 

Idade:

Pacientes a partir de 18 meses

 

 Tempo de Uso:

Recomenda-se de 15 a 30 minutos por sessão que a criança jogar, podendo variar de acordo com a idade e desempenho da criança. Essa sugestão de tempo sugerido leva em consideração as recomendações da Academia Americana de Pediatria.

 

RESTRITO A PSICÓLOGOS?

Não, as ciências e técnicas utilizadas na construção do Jade Autism são amplas. Podem e devem ser utilizadas em todos os contextos de trabalho profissional seja ele terapêutico ou educacional. Para estímulo e desenvolvimento de pacientes com TEA, TDHA e demais atrasos no desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *