fbpx

Blog

Jade Edu – nova tecnologia desenvolvida pela startup Jade Autism

jade-autism-software-educacional-jade-edu

 

A nova tecnologia do Jade Autism, Jade EDU, é um software educacional pensado para incluir as atividades de ensino e aprendizagem por meio da tecnologia e para o acompanhamento de crianças autistas. O objetivo principal é aproximar o contato com profissionais da educação para pensar estratégias de ensino responsáveis e acessíveis para essas crianças.

 

Como funciona o Jade EDU?

 

O software educacional tem como primeiro passo uma anamnese pedagógica que deve ser respondida pelas famílias ou responsáveis pelo/a aluno/a.  As respostas revelam as principais dificuldades e as potencialidades dos alunos. A partir disso, serão elaborados relatórios de aprendizagem para familiares e docentes.

“O princípio do estímulo do desenvolvimento cognitivo permanece,” comenta Juliana Nogueira, consultora educacional do Jade, “mas agora com o foco na aprendizagem e ensino educacional. As atividades têm a perspectiva de trabalhar o ensino de crianças com autismo na fase escolar da primeira infância.

O relatório inclui competências de aprendizagem previstas na Base Nacional Curricular Comum. Atende às necessidades visuais, auditivas, memória, raciocínio lógico e outras habilidades que as crianças devem desenvolver durante a vida escolar.

Os alunos realizarão atividades lúdicas em computadores e dispositivos móveis, que vão servir como avaliação e monitoramento de suas competências. Dessa forma o processo é lúdico para as crianças e útil para a escola.

A partir da realização e obtenção dos resultados, os professores e orientadores analisam o desempenho individual e coletivo, que pode servir como norteador para a criação de novas estratégias de ensino para a sala e para alunos específicos, levando em conta as habilidades que eles já têm e as que precisam desenvolver.

Juliana explica que “tanto a escola quanto os professores e pedagogos passam a ter um raio x comportamental do aluno. Através do relato dos pais podem conhecer a rotina de sono, alimentação, sintomas e características prevalecentes no caso de alunos com TEA; Tudo isso contribui para que esses profissionais possam se preparar melhor para receber esse aluno em sala de aula.”

 

O processo de desenvolvimento do software educacional Jade EDU

 

“Para que o software educacional fosse uma ferramenta completa, envolvemos toda nossa equipe e suas diferentes expertises. No JADE temos nossos “conselhos” para cada área específica, existe nosso corpo científico e o corpo educacional”, conta Marcus Cunha, COO do Jade.

A equipe educacional é composta por: Juliana Nogueira, mestre em educação e pela Beatriz Zeppelini, Pedagoga, psicomotricista e mestre em análise do comportamento aplicada. Sob a responsabilidade dessas profissionais foi feita a reformulação do novo aplicativo e atividades, fazendo com que elas fossem voltadas para o ensino e aprendizado de crianças autistas e com atraso no aprendizado. 

 

O Dr. Marcelo Masruha, neurologista, e a psicóloga e neuropsicóloga Joice Andrade, parte da nossa equipe científica, supervisionaram o impacto que essas novas atividades teriam sobre o cognitivo dos alunos, para que elas não gerem sobrecarga ao estudante e se adequem às suas necessidades cognitivas

 

Por que criar um software educacional para alunos com TEA na escola?

 

Ronaldo Cohin, CEO do Jade, conta que a necessidade de levar a expertise da plataforma para o ambiente escolar se apresentou à equipe. “Foi a partir de solicitação de profissionais de educação que já viam valor na nossa plataforma”, diz ele. “Muitos dados que triamos hoje são muito importantes para a tomada de decisão na Educação, então vimos que era já um caminho inevitável da nossa tecnologia.”

Saiba mais sobre o valor dos jogos como estratégia para engajar crianças autistas!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *