Blog

Psicoterapia online: conheça as vantagens

Organização Feminina de Análises Clínicas fortalece o setor com divulgação de conhecimento

 

A psicoterapia é uma prática em que um profissional capacitado escuta histórias de um paciente, identificando traumas, medos, frustrações, problemas e acessando elementos que dizem sobre a relação daquele paciente com o mundo. Trata-se de um recurso importante para a melhoria da saúde mental e tratamento de transtornos diversos.

 

Neste contexto, o psicoterapeuta atua no auxílio ao paciente na busca de soluções para problemas, por meio de seus conhecimentos, teorias e técnicas diversas. Normalmente, as sessões de psicoterapia são semanais e realizadas em um espaço próprio para a prática. Entretanto, com as diversas possibilidades de comunicação via internet, a psicoterapia ganhou um novo espaço: computadores, celular, tablets e aplicativos na rede.            

 

A realização da psicoterapia de forma remota pode parecer, à primeira vista, algo estranho, mas não é de hoje que ela acontece. Prova disso é que até mesmo Sigmund Freud, o pai da psicanálise, se comunicava com seus clientes por meio de cartas. No Brasil, o atendimento remoto surgiu mais ou menos na década de 90, via e-mails. Mas a prática ganhou força e se tornou mais comum nos últimos anos com o desenvolvimento de plataformas online destinadas exclusivamente ao atendimento psicológico

 

Vantagens do suporte terapêutico online

 

Em alguns países europeus, o sistema de saúde público inclui softwares para atendimento psicoterapêutico online. Os investimentos são altos, e chegam a quase meio bilhão de dólares por ano. A justificativa é de que, por meio do atendimento remoto, a psicoterapia possa alcançar lugares de difícil acesso e um público mais jovem, mais habituado aos serviços digitais.

 

Há outras vantagens do suporte terapêutico online, além das apontadas pelos países europeus. A primeira delas relaciona-se ao tempo. Com o atendimento remoto, o paciente não precisa se deslocar ao local onde será realizada a sessão, por exemplo.

 

Normalmente, as sessões online possuem um valor menor que o atendimento presencial. Para pacientes que possuem limitações físicas ou não conseguem sair de casa, o suporte online é uma solução prática, confortável, segura e conveniente. Por fim, a terapia online pode ser também uma ferramenta educacional, o que ajuda no desenvolvimento de pessoas com Transtornos do Espectro Autista, por exemplo.

 

Regulamentação da prática

 

A psicoterapia online não é uma nova profissão, mas sim uma nova modalidade de atuação do terapeuta. Assim, apenas profissionais cadastrados e autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) podem realizar esse tipo de atendimento. No Brasil, algumas plataformas têm se destacado nesse tipo de acolhimento, como é o caso de Psicologia Vive, Virttude, e  Zenklub.

 

O atendimento psicoterapêutico remoto é regulamentado no Brasil desde 2012, quando o CFP publicou a Resolução  nº 11/2012. Em 2018, ela foi atualizada por meio da Resolução nº 11/2018, que ampliou as possibilidades de ofertas de serviços de psicologia por meio de tecnologias, como a internet. Essa atualização também deixou de restringir o número de sessões realizadas de forma online.

 

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui e teremos o prazer de lhe responder. Fique de olho em nosso blog para acompanhar os próximos posts sobre este e outros assuntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *