fbpx

Blog

Mongo e Drongo: o entretenimento como forma de ensinar e incluir

desenho-animado-mongo-e-drongo-abluba-jade-autism-autismo-autista-animacao-inclusiva

 

O Dia da Conscientização do Autismo, 2 de Abril, foi criado pela Organização Mundial da Saúde em homenagem à luta e à dedicação de pessoas autistas por sua inclusão. O Jade vai oferecer um conteúdo especial durante o mês para difundir verdades e ajudar na conscientização sobre o transtorno. Mongo e Drongo vem aí!

Um dos projetos é voltado para a representação na mídia. Durante todo mês de abril a série “Mongo e Drongo”, uma animação inclusiva, será parte do nosso aplicativo. Desenvolvida pela Abluba, o desenho animado é voltado para a temática da inclusão. Leva em conta as diferenças, tanto comportamentais quanto físicas e funciona como forma da criança se enxergar nos personagens enquanto se diverte com as narrativas.

Assista ao vídeo:

 

Mongo e Drongo e a representatividade

A produtora foca seus trabalhos em garantir a representatividade para crianças que não estão dentro do padrão. Além de trazer mais inclusão para a sociedade, também ajuda que essas crianças sejam parte do grupo: ou seja, uma criança que não seja autista vai encontrar ali uma explicação de que a criança neurodivergente é alguém como ela, que tem sua personalidade e que deve ser inclusa nas atividades e brincadeiras.

Além disso, o site da produtora oferece conteúdo extra para direcionar atividades, dentro de casa, na escola ou entre amigos. É uma ótima forma de incluir a temática do autismo no diálogo com as crianças de qualquer idade.

 

Crianças autistas e entretenimento

É muito importante que as crianças, autistas ou não, tenham acesso a atividades que contribuam para diversão, aprendizado e desenvolvimento. Durante o entretenimento, devem ser escolhidos filmes, séries e livros que sejam estímulos positivos para a criança.

No caso das crianças autistas, é importante reforçar os cuidados. Os estímulos não podem ser excessivos para não causar situações de estresse e irritabilidade. Ao mesmo tempo, é importante que a criança tenha um espaço seguro para desenvolver suas habilidades cognitivas de forma divertida.

A premissa do Jade Autism é oferecer soluções terapêuticas para essas crianças: jogos em que elas possam desenvolver habilidades motoras, sociais e cognitivas enquanto se divertem. É um uso de tecnologia para ajudar na formação de laços e apoio entre paciente, família e profissionais de saúde. 

Como o aplicativo é desenvolvido especialmente para crianças autistas, ele oferece estímulos em uma dosagem pensada por profissionais de saúde e que seja adequada para elas sem prejudicar sua saúde mental.

 

A importância da representatividade em desenhos animados

Para a quebra do estigma em relação ao autismo, muito importante para a conscientização da sociedade, é necessário incluir o diálogo desde cedo sobre o assunto. Uma das formas mais relevantes é incluir no entretenimento.

Quando as pessoas têm acesso a imagens realistas de pessoas autistas, que não as mostram como inferiores ou incapazes, elas começam a entender que o autista pode ter interações diferentes, mas que é uma pessoa múltipla.

O mesmo ocorre com as crianças: quando elas aprendem desde cedo que uma criança autista é alguém como elas, onde a única diferença está em algumas necessidades, elas estreitam os laços e crescem pensando na inclusão como forma de construir o mundo.

E para as crianças autistas, pode ser complexo encontrar sua identidade. Tendo acesso a uma representatividade na forma de desenho, elas podem se sentir mais acolhidas e se expressarem melhor.

Para o mês da conscientização sobre o autismo, que tal desafiar preconceitos e abrir espaço para diálogos com um desenho? A parceria do Jade com o Abluba visa tornar esse conteúdo mais acessível e inspirar conversas. 

 

Baixe o aplicativo Jade Autism e divirta-se com o desenho Mongo & Drongo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *