fbpx

Blog

Tecnologia para ensino de crianças autistas: benefícios do Jade Edu

jade-edu-software-educacional-jade-autism

 

O Software Educacional Jade Edu é uma plataforma para profissionais da educação utilizarem na busca de um melhor percurso no processo de aprendizagem de alunos com autismo e outros déficits de aprendizagem.

O aplicativo conta com uma anamnese pedagógica que deve ser respondida pelas famílias ou responsáveis pelo/a aluno/a, uma vez que os resultados deste instrumento revelam principais dificuldades e as potencialidades dos alunos.  O Software Educacional Jade Edu conta ainda com relatórios de desempenho da aprendizagem do aluno autista.

Esse material para a escola pode consistir num instrumento orientador de mudanças de ações e estratégias, já que possibilita aos professores de sala de aula a partir dos dados buscar uma nova maneira de sua prática pedagógica. Contribui para o profissional que atua na sala de recursos, visto que essas informações possibilita traçar de forma mais específica estratégias de ensino-aprendizagem que atendam a necessidade específica do/ aluno/a. Além disso, pode se constituir numa ferramenta investigativa de um aluno com alguma hipótese de atraso no desenvolvimento.

Tanto a anamnese pedagógica quanto os relatórios partem de fundamentação científica e embasamento legal a fim de que seus dados e seus resultados sejam confiáveis.

 

Como funciona o software educacional?

 

Os alunos utilizam o aplicativo Jade Edu e podem acessar os jogos educacionais: jogo da memória e pareamento. Esses jogos constituem-se de várias fases de maneira que cada vez mais o nível passa a ser mais desafiador. Em ambos os jogos, apresentam-se como temas: alimentos, animais, formas, cores, números e letras.

 

 

 

O que os relatórios do Jade Edu apresentam?

 

Com base na utilização da criança, é feita uma análise da aprendizagem e relatórios são gerados para serem analisados pelos profissionais. Esses relatórios têm como sustentação a metodologia da aprendizagem por tentativas discretas e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visto que este documento apresenta quais são as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, bem como os objetivo de a tecnologia ser trabalhada em cada etapa e modalidades da Educação Básica.

Esses relatórios apresentam dados considerados importantes para a aprendizagem dos estudantes com autismo, tais como: concentração, memória visual e auditiva, orientação espacial e temporal, raciocínio lógico matemático.

 

Quais os benefícios de utilizar o Jade Edu?

  • Disponível em computador ou dispositivos mobile.
  • Acompanhamento da aprendizagem dos alunos (periódica: semanal, mensal, trimestral)
  • Desenvolvido com auxílio e acompanhamento de profissionais especializados e embasamento científico.
  • Uso da ferramenta da tecnologia como facilitadora da aprendizagem.
  • Opção de exportar em PDF os dados dos gráficos.
  • Anamnese pedagógica completa disponível para o profissional da educação coletar dados sobre a aprendizagem do/a aluno/a.
  • Análise de dados de forma personalizada do/a aluno/a.
  • Contribui para a definição de novas medidas pela escola.
  • Relatórios da aprendizagem dos alunos considerados público alvo da Educação Especial pelas secretarias de Educação municipais e estaduais.
  • Relatórios da aprendizagem dos alunos de acordo com o nível de escolaridade: educação infantil, ensino fundamental 1, ensino fundamental 2 e ensino médio.

 

 

Porque utilizar o Jade Edu?

 

Os jogos digitais ajudam a melhorar o desenvolvimento, a aumentar o conhecimento e assim a desenvolver habilidades cognitivas. Além de ajudar na resolução de problemas, na utilização de pensamentos estratégicos e na tomada de decisão, podem servir como mediadores no processo de aprendizagem contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades, auxiliar no desenvolvimento da capacidade de atenção e raciocínio lógico, uma vez que provoca a imersão do jogador na tarefa que está executando. (Brom,Preuss&Klement,2011; Araújo&Aranha, 2013).

 

Competências trabalhadas no Jade Edu

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é um documento norteador da Educação Básica, prevê o uso de tecnologias voltadas para a educação. Na Base, existem duas competências gerais que estão relacionadas ao uso da tecnologia, a quarta e a quinta:

Competência 4: Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Competência 5: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Portanto, o Software Jade Edu vem como aliado aos profissionais da educação e às famílias, frente à aprendizagem de estudantes da Educação Básica. A partir do uso da tecnologia através dos jogos educacionais como meio de melhorar e acompanhar a aprendizagem.

 

O Jade Edu frente a outros aplicativos

 

Diferentemente de outros aplicativos no mercado, que necessita que o profissional desempenhe diferentes funções e pague por cada avaliação, ou acessem jogos educacionais direcionados apenas um público ou acesse a agenda escolar (horário escolar, notas, financeiro, recados). O Jade Edu não cobra por avaliação e proporciona que o profissional da educação concentre sua atenção no estudante, permitindo que auxilie e avalie sua aprendizagem, uma vez que os relatórios (da anamnese e dos jogos) são gerados pelo aplicativo.

Pode fazer testes ilimitados com os alunos e ter seus dados registrados em uma plataforma digital, podendo ser acessados a qualquer momento. O Jade Edu permite que os alunos tenham em seus lares uma ferramenta de qualidade e com embasamento científico. Dando assim, continuidade a aprendizagem mesmo fora do ambiente escolar.

Gostaria de levar o que há de melhor para sua escola e para o ensino de crianças autistas? Entre em contato clicando AQUI! 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *