fbpx

Blog

Jade Edu: conheça o software educacional para ensino de crianças autistas

jade-edu-software-educacional-aluno-autista-jade-autism

 

O novo software educacional, Jade EDU, é uma ferramenta com atividades de ensino e aprendizagem que por meio da tecnologia, irá estimular o desenvolvimento e fazer acompanhamento de crianças autistas. O objetivo principal é aproximar o contato com profissionais da educação para pensar estratégias de ensino responsáveis e acessíveis para essas crianças.

Nessa matéria iremos explicar as principais dúvidas que surgem com respeito ao Jade Edu.

 

Como funciona o Jade EDU?

 

Os alunos realizarão atividades lúdicas em computadores e dispositivos móveis, que vão servir como avaliação e monitoramento de suas competências. Dessa forma o processo é lúdico para as crianças e útil para a escola.

A partir da realização e obtenção dos resultados, são gerados relatórios de aprendizagem em gráficos onde os professores e orientadores analisam o desempenho individual e coletivo. Esses dados servem como norteador para a criação de novas estratégias de ensino para a sala e para alunos específicos, levando em conta as habilidades que eles já têm e as que precisam desenvolver.

Os relatórios incluem competências de aprendizagem previstas na Base Nacional Curricular Comum. Atende às necessidades visuais, auditivas, de memória, raciocínio lógico e outras habilidades que as crianças devem desenvolver durante a vida escolar.

 

Como analisar os gráficos?

 

Cada gráfico conta com uma breve explicação dos resultados da aprendizagem do/a aluno/a destacando suas principais dificuldades e potencialidades. A partir disso, definem-se essas dificuldades encontradas (ex: atenção, memória visual, memória, orientação espacial, raciocínio entre outras) e como essas dificuldades implicam no momento de evocar e classificar as informações, na abstração e interpretação das formas, na contagem de unidades, leitura, etc.

As descrições também disponibilizam orientações de interpretação assim como dicas de medidas de reforço que podem ser tomadas. Exemplo:

 

Gráfico de Acertos por dia Jogado

Esse gráfico indica o desempenho da criança de forma geral, ou seja, a quantidade de respostas corretas por dia que a criança jogou

Dica: Menor quantidade de acertos na categoria de números e um alto índice no gráfico de desistências combinado com um baixo desempenho no gráfico de flexibilidade mental, são dados consistentes de déficit na capacidade de flexibilidade mental, ou que a criança ainda não sabe contar. Uma forma de intervenção é utilizar objetos concretos para auxiliar a contagem enquanto a criança joga.

 

Qual a faixa etária de alunos recomendada?

 

A tecnologia possui um papel fundamental em nossas vidas, de forma que a sua compreensão e uso são tão importantes que um dos pilares da BNCC é a cultura digital.  Na BNCC a tecnologia também é citada entre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil e nas competências específicas de área nos Ensinos Fundamental e Médio.

O objetivo da tecnologia a ser trabalhada na Educação Infantil, período de ensino foco do Jade Edu, é estimular o pensamento crítico, criativo e lógico, a curiosidade, o desenvolvimento motor e a linguagem. 

Desse modo, o Jade Edu definiu que a faixa etária recomendada são crianças entre 2 a 13 anos ou estudantes matriculados no Ensino Fundamental I (6 a 14 anos). O Jade Edu foi desenvolvido para alunos com autismo, mas também pode ser utilizado por crianças com outras dificuldades de aprendizagem ou até mesmo outro diagnóstico.

 

Tecnologia e saúde

 

Em qualquer faixa etária, o uso da tecnologia tem seus benefícios, mas deve ser feito com moderação. Além de limitar o tempo de seu filho com as telas, é importante reforçar outros hábitos positivos e inserir atividades múltiplas na rotina.

Até os 18 meses, é desaconselhável que crianças utilizem telas. A partir desta fase, os pais devem atentar para o conteúdo que a criança consome, buscando atividades educativas e realizando-as junto com a criança, para que ela entenda a função.

Até os cinco anos, recomenda-se no máximo uma hora por dia, desde que os pais acompanhem e auxiliem a criança a compreender o que está sendo visto. Dos seis anos em diante, é possível inserir mais atividades digitais na rotina dos pequenos, mas sem esquecer que elas sempre devem ser conciliadas com outras atividades: obrigações escolares, atividade física, brincadeiras, etc. E os pais devem estar atentos ao exemplo: tenha uma relação saudável com eletrônicos para estimular que os filhos façam o mesmo.

Recomendamos a utilização do aplicativo Jade Edu por pais e responsáveis em casa 3 vezes por semana e o tempo indicado (15min – 30 min).

 

 

Restrito ao professor de sala de aula?

 

As ciências e técnicas utilizadas na construção do Jade Edu são amplas. Podem e devem ser utilizadas por diferentes profissionais da educação (professor de sala de aula, professor de sala de recursos, pedagogo, professor de tecnologia).

Também são tecnologias que conseguem ser transpostas para outros contextos de trabalho profissional voltados para o ensino (educação hospitalar, educação do campo, educação circense) que tem como objetivo a melhoria da aprendizagem ou avanços no desenvolvimento intelectual, cognitivo, etc.

 

Jade Autism

 

O Jade Autism é uma empresa que desenvolve tecnologias para o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes com autismo. Através de nossas ferramentas elas têm estimulado suas funções cognitivas contribuindo para aprendizagem e desenvolvimento de habilidades.

Para profissionais da área da educação que tenham interesse em utilizar o Jade Edu com seus alunos, entre em contato clicando AQUI! Para aqueles profissionais que trabalham na área da saúde ou clínicas, trabalhamos com outro sistema, o Software Terapêutico Jade Autism. Conheça clicando AQUI!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *