fbpx

Blog

Conheça o fundador do Jade Autism

fundador-jade-autism-ronaldo-cohin

 

Ronaldo Cohin é CEO e fundador do Jade Autism. analista de sistemas, sua trajetória profissional envolveu tecnologia e empreendedorismo antes da criação do Jade. Graduado em Ciência da Computação, ele atuou no mercado de inovação no entretenimento até 2015, quando começou sua jornada de Tecnologia da Informação em foi desenvolvedor de Software na Eurosis e na Prosperi até 2017.

Em 2017, para o Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade de Vila Velha, Ronaldo passou a voltar sua pesquisa e desenvolvimento tecnológico para a área terapêutica, se formando assim o primeiro estágio da ideia do Jade Autism.

O fundador é pai de uma criança autista, sua inspiração para voltar a tecnologia em prol dessas crianças. A partir de 2020, se tornou membro e Business Developer do BeMobile que em parceria com a Claro Brasil e o BeOn vai acelerar ideias de empreendedores universitários ou recém saídos da universidade.

 

A história do Jade Autism

 

“Eu nunca tinha tido quase nenhum contato com o tema do Autismo antes de 2015, quando meu filho Lucas, com então 2 anos, foi diagnosticado”, conta ele. E ainda adiciona uma reflexão sobre a falta de conhecimento da maior parte das pessoas: “Há muita ignorância por parte de pessoas que não estão inseridas no contexto do Autismo através de algum familiar ou amigo.”

A inserção da temática de jogos com fins terapêuticos em seu trabalho também aconteceu como resposta ao seu papel de pai, já que foi inspirado pelo filho: “Por ter um filho com Autismo, eu gostaria de fazer algo voltado ao tema, e como meu filho sempre gostou muito de jogos, eu fui para esta área”, explica ele sobre seu TCC.

E essa dedicação exigiu muita pesquisa para tratar o assunto com responsabilidade, claro. “Passei o ano de 2017 dentro da APAE Vitória-ES, fazendo a pesquisa e me aprofundando no desenvolvimento”, conta.

A tecnologia de forma lúdica que possa ajudar tanto crianças com TEA quanto suas famílias, profissionais de saúde e educadores é a meta principal do Jade. O desenvolvimento do app visa principalmente aliar esforços para que mais informações sobre o TEA fiquem disponíveis para quem precisa.

 

Influência da carreira

ronaldo-cohin-jade-autism

Ronaldo enxerga duas de suas identidades como parte da construção do Jade. “A minha bagagem pro Jade veio principalmente da minha experiência como pai”, diz ele. Antes de se voltar para a tecnologia em prol da saúde, ele explorava caminhos em outra indústria.

“Eu vim da música, que é um mercado muito difícil, de muita prospecção e muito esforço, e assim levei o Jade”, comenta. A partir de sua experiência anterior, ele também valoriza o trabalho em equipe que esteja em sintonia: “Levei toda essa vontade de aprender e de reunir pessoas da melhor qualidade ao meu redor para que o produto estivesse cada vez melhor, assim como numa banda.”

 

O futuro promissor

 

O fundador vê o sucesso do Jade Autism como um reconhecimento desse trabalho. “Ter levado o Gitex Future Stars em Dubai, considerada a ‘Copa do Mundo das Startups’, acho que foi um reconhecimento enorme em níveis globais.”

Além disso, o crescente reconhecimento do público, entre famílias do TEA e profissionais de saúde e educação são promissores: “a gente ter conquistado a marca de 85 mil downloads, em uma empresa praticamente de recursos próprios, e de forma quase viral, realmente é um reconhecimento que nos trás muita felicidade”. E aumenta a esperança para o futuro das crianças com TEA: “esperamos que isso cresça e evolua cada vez mais em todo o mundo”, conclui.

 

O que é o Jade Autism?

 

O Jade é uma startup de soluções terapêuticas e educacionais para o desenvolvimento de crianças com comorbidades cognitivas como o autismo. A empresa desenvolveu um jogo para a estimulação de habilidades cognitivas de crianças no espectro. 

Conta também com integração a softwares terapêutico e educacional que auxiliam profissionais no setor de saúde e educacionais a acompanharem a evolução de crianças e definirem métricas de prognóstico, o que ajuda a definir metas e caminhos adequados.

Quer saber mais sobre o trabalho do Jade? Conheça nosso app!

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *