Abril é o mês da conscientização do autismo e o conhecimento é o primeiro passo para auxiliar uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mas como podemos identificar sinais do autismo?

Diversos elementos categorizam uma pessoa com o Transtorno do Espectro do Autista (TEA). Dentre os fatores mais comuns estão a dificuldade de comunicação, linguagem e socialização.

Essa condição tem sido cada vez mais estudada e, com isso, novas teorias e tratamentos surgem com o passar do tempo. Mas apesar do aumento da divulgação a respeito do tema, ainda falta a compreensão aprofundada sobre as características e sinais para identificar o autismo de forma precoce.

 

Como identificar os sintomas de autismo?

Os sinais de autismo normalmente são percebidos pelos pais, professores e médicos. É importante lembrar que, em alguns casos, os sintomas de autismo leve (nível 1), precisam de bastante atenção para serem percebidos. Por serem mais brandos, eles são mais difíceis de despertar um alerta nos responsáveis, tornando-se comum que a busca por ajuda seja feita de forma tardia.

Para confirmar o quadro, são necessárias uma série de análises feitas por especialistas, como: pediatras e neuropediatras, que avaliam o comportamento da criança e seu histórico.

 

Quais sinais do autismo podem ser percebidos

 

Um dos sinais do autismo que mais chama a atenção dos responsáveis é a dificuldade em se comunicar. Seja por não conseguir falar direito ou por usar as palavras incorretamente, esse normalmente é o primeiro alerta para uma possível existência de um quadro de TEA.

Esse é um dos sintomas para a identificação, mas vale lembrar que para um diagnóstico é necessário um conjunto de sinais. Após a identificação deles, seguidos por um diagnóstico clínico, é possível encaminhar a criança para os tratamentos adequados. Pois, apesar de não existir uma cura para o autismo, os tratamentos podem ser muito eficazes, diminuindo os prejuízos causados pelo TEA.

 

Sintomas do autismo feminino

 

É comum que os sintomas do autismo feminino não se encaixem em grande parte dos estereótipos do espectro. Em pesquisas realizadas visando identificar as diferenças conforme o sexo biológico, alguns sintomas comportamentais e cognitivos já foram identificados.

Pensando nisso, de que o conhecimento é o primeiro passo para auxiliar uma pessoa autista, preparamos este e-book para auxiliar no entendimento das características e sinais que podem auxiliar na identificação do autismo.

Organizamos este conteúdo em alguns tópicos:

  • O que é autismo
  • Características e sinais do autismo
  • Autismo feminino sintomas
  • Diagnóstico do TEA
  • Mitos sobre o Autismo
  • Conheça o Jade Autism

 

Baixe gratuitamente o e-book – clicando AQUI!

 

Para saber mais informações e conteúdos sobre o autismo, acesse nosso siga a gente no Instagram: @jadeautismapp.

 

Jade Autism

O Jade Autism é um software terapêutico e educacional utilizado para o estímulo e acompanhamento de crianças autistas e com outras comorbidades cognitivas.

O APP conta com mais de 100.000 downloads em 179 países. Algumas instituições no Brasil como a APAE e algumas escolas públicas, também utilizam a ferramenta.

Saiba mais e baixe o APP do Jade Autism.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *