Blog

Coronavírus e Autismo: orientações para cuidados durante a pandemia

 

Durante o surgimento da pandemia do coronavírus muitas dúvidas surgiram sobre os efeitos do vírus na saúde de pessoas com autismo. Em uma matéria anterior esclarecemos que os efeitos são os mesmos para pessoas típicas e atípicas, você pode conferir na integra clicando aqui.

Com a necessidade de prolongar o isolamento social implicações financeiras, sociais e psicológicas tem afetado seriamente o bem-estar mental das pessoas. Isso pode ser causado pela cobertura em massa da mídia sobre o coronavírus e o crescente número global de mortes, causando muito estresse as pessoas.

O bem estar dos pais e responsáveis é primordial para que as crianças tenham um ambiente seguro e acolhedor neste período.

 

Cuide do seu bem-estar mental durante a pandemia

Como somos instruídos a ficar em casa devido à pandemia, é importe que você tenha uma rotina e programe o seu dia a dia. Tente fazer o máximo de ações possíveis para garantir que sua saúde mental não sofra durante esse período.

O medo e a ansiedade são tão contagiosos, se não mais do que a própria doença.

Por isso, preparamos algumas dicas sobre como cuidar do seu bem-estar mental.

  1. Conecte-se com as pessoas

Como você já deve saber, é recomendável ficar em casa e evitar o máximo contato físico com outras pessoas.

Grupos maiores não devem se reunir. Felizmente, com a tecnologia moderna, podemos nos conectar facilmente com outras pessoas on-line de qualquer parte do mundo.

  1. Configure uma rotina

Para as pessoas que estão ficando em casa durante o surto de COVID-19, pode parecer um pouco caótico ficar em casa por um período tão longo.

Portanto, é importante estabelecer uma rotina e cumpri-la para impedir sentimentos de incapacidade, exaustão e sentimentos de angustia.

Seria uma ótima ideia elaborar um plano e anotá-lo e, em seguida, tentar cumpri-lo diariamente.

 

  1. Atividade Física é a Chave

Tente permanecer o mais ativo possível. Você pode se exercitar em casa, mesmo sem equipamento. Tente seguir vídeos online, há muitos recursos para isso.

Além disso, agora você terá tempo para limpar sua casa e realizar suas tarefas, o que é uma boa forma de atividade e ajuda a reorganizar a mente. Faça caminhadas na natureza e tente se sentar menos.

  1. Vá para a natureza e pegue um pouco de ar

Obtenha o máximo de luz solar possível, especialmente se você mora em uma área onde há uma oportunidade de sair para a natureza. Faça caminhadas, pegue um pouco de ar fresco e exponha-se à luz do sol.

A ingestão de vitaminas suficientes não é apenas durante o surto de COVID-19, mas em todos os momentos, é crucial para um sistema imunológico mais forte e um bem-estar mental.

  1. Trabalhe ou Estude em Casa

Talvez você já esteja fazendo isso, mas é importante se preparar adequadamente. Crie um ambiente de trabalho em que você possa se concentrar no seu trabalho. Pode ser difícil fazer isso, especialmente com as crianças em casa.

Tente mantê-las o mais ocupado possível – certifique-se de fazerem a lição e que tenham algumas atividades divertidas para se entreter. Ensinamos algumas atividades aqui.

  1. Mantenha seu cérebro desafiado

Leia livros, revistas, artigos, material on-line, resolva quebra-cabeças ou palavras cruzadas, assista a programas ou filmes, ouça podcasts. Qualquer coisa que mantenha sua mente ocupada e seus pensamentos livres do coronavírus.

  1. Se você começar a se sentir claustrofóbico

Abra suas janelas, saia de casa e pegue um pouco de ar fresco. Você pode fazer as tarefas do seu jardim ou até olhar pela janela com mais frequência para ter uma ideia do espaço. Se possível troque de ambiente frequentemente.

  1. Limite seu acesso a mídias

Ser informado sobre a disseminação do coronavírus é útil, embora a preocupação excessiva com ela não ajude sua saúde mental.

Especialmente se você assiste às notícias ou ouve rádio, onde quase a única coisa sobre a qual se fala é o COVID-19. Mantenha um equilíbrio entre ser informado e acompanhar excessivamente as notícias.

Muita informação todos os dias pode se tornar estressante. Verifique as notícias uma ou duas vezes por dia, o que é mais do que suficiente para receber as últimas atualizações.

Além disso, limite seu tempo gasto em plataformas de mídia social como Facebook, Instagram ou Twitter, onde todos compartilham seus pensamentos e sentimentos sobre o novo coronavírus.

  1. Coma corretamente e beba bastante

Neste momento, é crucial que você coma bem e beba água suficiente. Beber água suficiente não é bom apenas para sua saúde física, mas também para sua saúde mental.

  1. Continue com seus cuidados médicos

É importante que você continue tomando seu medicamento, mesmo no momento do coronavírus.

Tente continuar com o tratamento que você pode estar recebendo antes do surto de coronavírus. Com a tecnologia disponível, é possível continuar as sessões com seus terapeutas; eles podem ser feitos por telefone, online ou por texto.

Consulte seu terapeuta sobre o tratamento e peça-lhe para ajudá-lo se você tiver dificuldades sem as sessões individuais.

Não sabemos de fato quanto tempo essa pandemia do coronavírus e o isolamento social irá perdurar, por isso é muito importante tentar colocar em práticas essas dicas para sairmos dessa situação mais fortes.

Acompanhe o Jade Autismo nas redes sócias para ficar por dentro de nossas atualizações.

Fonte: rehab4addiction

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *