Blog

Coronavírus e autismo: confira atividades para a quarentena!

 

Em 2020, por conta da pandemia de coronavírus, passamos o Dia Mundial da Conscientização do Autismo em isolamento social. Porém, isso não quer dizer que a data deixa de ser importante. Na verdade, é a oportunidade perfeita para discutirmos o impacto do coronavírus ( COVID-19 ) e das mudanças de rotina para as crianças com autismo e suas famílias.

 

Coronavírus e o Autismo

Em nosso post especial sobre o coronavírus e o autismo, conversamos com o neurologista Dr. Marcelo Masruha sobre como a nova enfermidade pode impactar a saúde das crianças autistas.

Como explicado no texto, crianças e pessoas com autismo NÃO estão nos grupos de risco da doença. Porém, as mudanças de rotina por conta da pandemia do coronavírus podem gerar um impacto negativo para as crianças com autismo.

Segundo a psicóloga Giovanna Mazzocco, “as crianças com TEA costumam apresentar resistência às mudanças. Isso lhes coloca em contato com novos estímulos, o que acaba desorganizando-os mentalmente”.

A importância da rotina é um assunto constante quando falamos de crianças autistas, especialmente no Dia Mundial da Conscientização do Autismo. E neste ano, muitas famílias vêm enfrentando o desafio de uma nova rotina com seus filhos neuroatípicos.

 

A importância da rotina para crianças autistas

Giovanna Mazzocco nos lembra que “todos os sujeitos se beneficiam quando seguem uma rotina. Contudo, no caso de crianças autistas, ter essa rotina torna-se ainda mais importante.É ela que lhe confere uma certa previsibilidade sobre os acontecimentos”.

Para crianças e pessoas neurotípicas, a situação de isolamento social pode gerar estresse e ansiedade. E no caso das crianças e pessoas autistas, essa mudança de rotina pode gerar um comportamento ainda mais estressante e até mesmo agressivo.

A psicóloga indica algumas ações para que as famílias com crianças autistas possam tentar amenizar a situação. “Mesmo agora durante a quarentena, é importante conferir um mínimo de previsibilidade sobre os eventos que ocorrerão durante o dia. É de suma importância manter algumas atividades que já eram realizadas antes, como as atividades escolares e ainda propor atividades junto à criança”, diz Giovanna. “Isso pode ser feito por meio de recursos visuais com imagens do que será feito ao longo do dia, de modo a ajudar a criança a se organizar mentalmente”.

 

A falta das terapias durante o coronavírus

Uma outra transformação na rotina das crianças com TEA é a ausência das terapias neste momento.

Muitas famílias contam com o apoio de diferentes profissionais, como psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos para o desenvolvimento de seus filhos. Mas, dadas as circunstâncias atuais, muitos terapeutas interromperam seus serviços por tempo indeterminado.

Sabemos que não é possível substituir totalmente a atuação desses profissionais. Porém, a psicóloga Giovanna Mazzocco nos lembra que “toda a situação em casa pode ser uma oportunidade de aprendizado”! Dessa forma, a criança continua sendo estimulada e aprendendo durante o período de isolamento. 

 

Atividades para crianças autistas na quarentena

A Análise Comportamental Aplicada (ABA) reúne técnicas e ferramentas muito utilizadas no tratamento do autismo. E elas podem ser de grande ajuda inclusive neste período.

Mazzocco coloca que “é importante propor atividades de cooperação ou com recursos que tem em casa e que possam ser adaptados”. A psicóloga completa: “a inserção de algumas tarefas contribuem para o estabelecimento da habilidade de brincadeira independente. Nela, a criança se engaja de maneira independente. E evita assim que comportamentos negativos ocorram em razão do ócio e da necessidade de atenção, favorecendo ainda a concentração”.

Neste vídeo, Giovanna Mazzocco e a também psicóloga Joice Andrade recomendam algumas dessas atividades. Elas podem ser realizadas em casa e trazem benefícios para as crianças autistas. Confira!

Celebrando o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Mesmo estando em isolamento social, não podemos deixar essa data tão importante passar em branco! Por isso, propomos a vocês, mães e pais de crianças com TEA  a compartilharem suas vivências nesse período.

Para celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, convidamos a todos a publicar imagens de suas famílias realizando as atividades propostas acima, ou a nos contar o que tem feito para cuidar de seus filhos durante a quarentena. Não se esqueça de usar a #JadeAutismo na sua publicação!

E para ficar sabendo de nossas publicações e acessar outros conteúdos, siga o JADE no Instagram!

Download das atividades: Coronavirus-e-autismo-atividades-para-a-quarentena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *